11 de agosto de 2012

2

Especial “What You Want”

Autor do post
Visualizações:



"Faça o que, o que você quiser". Assim Amy Lee disse a si mesma e a todos que a esperaram durante longos sessenta meses. Em agosto de 2011, há um ano, ouvíamos aquele que rasgaria o hiato do Evanescence e de todos aqueles que, de alguma maneira, dele dependem.


INFORMAÇÕES

Gênero: Alternative metal
Produtor: Nick Raskulinecz
Gravadora: Wind-Up Records
Lançamento: 09 de agosto, 2011
Duração: 3 minutos e 40 segundos

Composição/Gravação: 2010–2011 (Nova York)
Lançamento do Videoclipe: 9 de Setembro, 2011
Composição: Amy Lee, Terry Balsamo e Tim McCord
Live Premiere: MTV First Evanescence; 8 de agosto, 2011

CD Single (Tracklist)
"What You Want" – 3:40.
"What You Want" (Elder Jepson Remix) – 3:18


COMPOSIÇÃO

"What You Want" foi descrita, pela própria Amy, como a canção mais pesada e distinta da história do Evanescence. Trata-se de uma letra de alerta, uma mensagem de auto-experiências com seus fãs e sobre atitudes que ela deveria ter.


"Certo, What You Want. O que eu posso dizer sobre ela? Foi uma experiência de composição legal. Tim, Terry ficaram na minha casa por um mês. Ficamos só passando um tempo na minha sala. Eu estava no piano e eles trabalhavam nos riffs e nos versos instrumentais. Eu só comecei a tocar e meio que aconteceu tudo muito rápido, sabíamos que estávamos compondo algo legal e estávamos muito empolgados. Foi engraçado: ficamos em dois estúdios, um na sala e outro no sótão, então, eu podia ficar trabalhando nas letras enquanto eles escreviam a música. Eu me lembro de ter ficado um pouco envergonhada quandro escrevi o refrão, letra e melodia "Do what you what you want". Eu fiquei tipo "cara, vão rir de mim, vão pensar que sou a Janet Jackson. Mas que se dane, mostrarei de qualquer jeito". E eles disseram: "Não, está legal!" Fiquei muito feliz de terem pensado isso, pois é muito divertido de cantá-la."
- Amy Lee

Durante a entrevista concedida ao MTV News, Amy disse: "Então, a música que será o primeiro single é a canção que envolve tudo. Tem um significado legal, bastante conteúdo em seus versos, é pesada e ótima... Eu acho que há muitas músicas [do álbum] que atendem a esses mesmos critérios". Ela também acrescentou que "What You Want" foi algo totalmente diferente para a banda e eles que eles desejam que o novo single a seja muito mais que um hit. Amy também revelou que a música é sobre seu relacionamento com os fãs e percepção de que "isto era o que eu deveria fazer".
"É sobre a liberdade - a qual, definitivamente, é um tema constante em todo o disco - mas, é sobre Evanescence, sobre mim e minha relação com a música e os meus fãs. Vem de encontro com realização de "Isto é o que eu devo fazer... E eu quero fazer isso", e quando digo: "Remember who you really are", é exatamente tudo aquilo que você poderia supor que significasse". Outra inspiração para a canção veio da sua própria vida: "Essa música é como falar comigo mesmo sobre não ter medo, voltar a estas coisas e viver a vida que eu nasci para viver"

Musicalmente "What You Want" é uma canção up-tempo, um estilo de música com um ritmo acelerado, ou seja, à mais de 120bmp, que utiliza vários instrumentos em sua composição; guitarras, sintetizadores, piano, violino, contra-baixo e bateria.


MUSIC VIDEO

As filmagens de seu videoclipe começaram a partir do 30 de julho de 2011, no Brooklyn, Nova York, e foi escrito por Carrie Lee, irmã mais nova de Amy, e dirigido por Meiert Avis. "What You Want" foi tocada ao vivo pela primeira vez na MTV e, mais tarde, no live-show Jimmy Kimmel Live!.

"Este vídeo é uma espécie de, tipo, a história da banda. Este clube [set de gravação] está emulando antigos shows que costumávamos apresentar no começo [da carreira] - Costumávamos tocar em clube chamado Vino's, em Little Rock [Arkansas] - É uma espécie de retorno àquela época. Um clube enérgico, sujo e abrasador. E, basicamente, é também [sobre] New York, onde moro, [e] onde [o baixista] Tim [McCord] tem vivido nos últimos anos desde que paramos com a banda. É uma espécie de fuga de New York [...] e voltar para o mundo".


"Este será um vídeo mais um pessoal. No passado, fizemos clipes que eram muitos 'fantasia', e este será um tipo real de nós. [...] eu só queria fazer algo que realmente passasse a mudança pessoal. Obviamente, eu estou usando uma maquiagem louca, e essa não é a que eu uso todos os dias, mas, você sabe, eu quero me conectar com os fãs novamente. Todos nós queremos. Sentimos falta deles. Um monte de coisas neste álbum é sobre eles e é por isso que eles estarão aqui e aparecerão nele também".


SCRIPT WHAT YOU WANT - CARRIE LEE

“What You Want” evoca a liberdade e o espírito de luta do feroz retorno do Evanescence. A arquitetura da cidade de Nova York proporciona um cenário industrial para o vídeo, onde a banda tem permanecido desde o lançamento de seu último álbum. A configuração metropolitana soa seu primeiro vídeo, “Bring Me to Life”, mas o leva para outro nível, aumentando as apostas e colocando tudo em uma escala maior. As cenas da banda ocorreram em um pequeno espaço no subsolo arenoso, embalado com uma multidão de fãs gritando. Cenas mostram Amy rompendo com os limites bem espaçados da cidade e, eventualmente, correndo na ponte do Brooklyn, retornando ao mundo como a deusa reinante do rock. O vídeo tem acontece na escuridão da manhã, acabou culminando com a sugestão de um nascer do sol atrás do horizonte da cidade enquanto a banda olha através de uma expansão infinita do oceano – é o início de um novo dia para o Evanescence.


Nova York – Escuridão da manhã

A câmera se move lentamente pelos arranha-céus de Nova York enquanto o vídeo começa. A escuridão ainda satura a cidade nas primeiras horas antes do amanhecer. Os vocais assombrosos de Amy repercutem entre os prédios. A banda estava tocando em uma sala lotada durante toda a noite. A câmara faz zoom em uma corrida confusa e assim que as guitarras entram.

Dentro do local lotado – antes do amanhecer (0:19)

A banda está tocando um pequeno clube underground. As cores ainda são suaves, mas rajadas de flashes da iluminação cênica sobre a cena. O local um pouco arenoso lembra os primeiros shows do Evanescence. Uma multidão fanática surge contra o palco, os seus corpos apertados preenchem de parede a parede em um frenesi de alta energia. O cabelo da Amy é longo e varrido pelo vento, expressando uma liberdade selvagem. Ela tem uma faixa vermelha dramática da maquiagem em seus olhos. A banda toca com um entusiasmo febril.

Dentro do metrô – antes do amanhecer (0:35)

Amy está sozinha em um metrô vazio. As luzes piscam assustadoramente (a’la filme de terror), enquanto ela procura uma saída. A câmera segue por trás enquanto ela passa a mão ao longo das paredes de tijolos sujos que confinam ela.

Dentro do local lotado – antes do amanhecer (0:45)

A câmera dá close na Amy para “Every heart in my hands like a pale reflection”

Na escada – antes do amanhecer (0:51)

Amy está correndo em uma escada apertada e escura tentando sair da estação de metrô. Ela parece um pouco paranóica, mas confiante e determinada.

Dentro do local lotado – antes do amanhecer (0:55)

Outra cena de toda a banda tocando no local. Closes individuais dos membros da banda.

No beco – antes do amanhecer (1:07)

Amy escapou do metrô para se encontrar em um beco apertado com edifícios abainhando-la em ambos os lados. A cidade ainda está escura, mas os fluxos de luz de algumas janelas espalhadas e outras fontes de luz e sombras sinistras.

Dentro do local lotado – antes do amanhecer (1:11)

Outra cena de toda a banda tocando no local. Closes individuais dos membros da banda.

No beco – antes do amanhecer (1:26)

Amy ainda está andando pelo longo beco, ângulos de câmera inclinada refletindo o seu estado mental atormentado enquanto ela luta para sair do labirinto longo de edifícios.

Dentro do local lotado – antes do amanhecer (1:34)

Outra cena de toda a banda tocando no local.

Nas ruas de NY – antes do amanhecer (1:49)

Amy encontrou seu caminho para o enrolamento, ruas vazias de Nova York no início da manhã. Ela faz o seu caminho através dos obstáculos da cidade.

Dentro do local lotado – antes do amanhecer (1:58)

Outra cena de toda a banda tocando no local. Closes individuais dos membros da banda.

Ponte do Broklyn – amanhecendo (2:05) (atuando, sem dublê)

Enquanto a música atinge o seu clímax, Amy atravessa a Ponte do Brooklyn. No momento em que engloba a sua liberdade exuberante, com os cabelos fluindo atrás dela. Os cabos na ponte criam um efeito de estroboscópio como o nascer do sol começa a espreitar sobre o horizonte da cidade, cruzando os fios. Quando a letra atinge “forever spiraling”, Amy pula no ar e segue o vídeo dela em um close em câmera lenta. “Down, down, down”, com os seus cabelos e roupas agitando ao seu redor em uma queda surreal e bonita. Em 2:36, ela bate no chão duro, e aterrissa de quatro como uma super-heroína.

Dentro do local lotado – amanhecendo (2:37)

Um close curto no Will tocando bateria.

Abaixo da ponte do Brooklyn – amanhecendo (2:40) (atuando, sem dublê)

Enquanto ela canta “It’s only me”, nós vemos Amy onde ela caiu, de joelhos com a cabeça baixa, cabelos cobrindo o rosto. A câmara faz zoom em um close lentamente de lado. Ela lentamente e desafiadoramente levanta cabeça.

Dentro do local lotado – antes do amanhecer (2:52)

A banda está tocando mais forte do que nunca e a multidão está em um caos em êxtase. Closes individuais dos membros da banda.

Na praia – amanhecendo (3:17)

Amy andou para o litoral. Ela anda em câmera lenta para a beira da água com o horizonte de Nova Iorque atrás dela, os raios dourados apenas espreitando por cima dos arranha-céus. Em 3:24, a câmera segue-a por trás. Ela entra na água. Os outros membros da banda entram em quadro de trás da câmera, entram na água com ela. O vídeo termina com a banda de frente para uma expansão infinita de oceano.

Original: Clique aqui!


REVIEWS:
Recepção da Crítica - Internacional


1. Scott Shetler, do site Pop Crush, descreveu a canção como uma "faixa de rock enérgica que lembra aos fãs porque o grupo foi um dos maiores sucesso da última década". Também acrescentou que o riff usado na música é acompanhado pelos "fortes, porém bonitos vocais d Lee".

2. James Montgomery da MTV News, elogiou a música dizendo que a canção é um ótimo single de retorno da banda que por tanto tempo esteve longe dos fãs, mas que também "consegue capturar a essência do que os inspirou e moveu".

3. Um colunista da NME (UK) elogiou o riff da guitarra na canção; "construída em torno dos pseudos vocais operísticos de Amy Lee".

4. Bliss Karen da revista Rolling Stone elogiou Lee os "assustadores" e "cristalinos" vocais de Amy Lee na "música de força industrial" que é "What You Want".

5. Nick Catucci, também da Rolling Stone, deu à canção três estrelas. "Amy Lee troca a angústia pelo desafio, pelo grito de boas-vindas com atrevimento. Ela é invadida pela música, por uma colisão de duas toneladas guitarras, cordas e piano"

6. Steven Hyden do A.V Club escreveu: "Lee realmente pode cantar, e "What You Want" mostra que ela tem capacidade (e até mesmo a coragem) para se tornar a nova Pat Benatar que esta geração precisa desesperadamente".

7. Em outra review, do A.V Club, Matthew Perpetua escreveu que o "sofrimento está menor" nesta canção, antes de acrescentar que a banda "nunca soou tão viva e dinâmica".

8. Bill Lamb do site About.com deu à canção quatro estrelas e meia, num total de cinco, elogiando a sua poderosa e dançante batida de rock, vocais crescentes de Lee e versos de dor e mágoa. Bill também acrescentou que a canção foi definida em "melodia envolvente, que inspirará os ouvintes a participar no 'Hello, hello" dos coros. Ele terminou sua review dizendo que a canção "é um single perfeito para continuar o legado da banda".

9. Rick Florino do ARTIST Direct deu a música cinco de cinco estrelas dizendo que tinha um dos "melhores ganchos da carreira da banda até à data", que tornou-se "instantaneamente inesquecível". Florino terminou sua análise chamando a canção de "outro clássico do Evanescence", que iria reviver o rock novamente.

10. Robert Copsey, do Digital Spy, colocou a música em sua lista de "10 faixas que você precisa ouvir", acrescentando:" What You Want" é um poço de rock pesado e dramático que inclui guitarras de marcos elétricos e refrões melódicos".

11. Ao rever o álbum do Evanescence, Kyle Andersosn, do Entertainment Weekly, colocou a música em sua lista de músicas para download do novo álbum, descrevendo-a como "feroz".

12. Marc Hirsh do, The Boston Globe, chamou "What You Want" de "a mais forte declaração de que a banda está de volta".

13. O site The Runner diz que o primeiro não é uma má maneira de começar um álbum, soa como um hino. As guitarras com ritmo acelerado e de balanço bombeado. Mas é também como as faixas de abertura dos dois álbuns anteriores.


REVIEWS:
Recepção da Crítica - Nacional


1. Marcos Bragatto, do site Rock em Geral, disse que a introdução da bateria não esconde o peso que se vê espalhado pelas 12 faixas do álbum. "Amy Lee descobriu que o mais importante numa banda não são as letras, mas o rock em si e as boas composições. E o disco está cheio delas".

2. Site Leitura Musical diz que What You Want foi escolhida corretamente para abrir o novo disco, como primeiro single com refrão “grudento” e boas linhas de guitarra e bateria a música sem dúvida alavancou o novo trabalho da banda, que estreou em 1º lugar na parada americana.



CHARTS: Desempenho

Acompanhe ao lado a tabela que contém o desempenho do single What You Want em rádios e outros veículos de divulgação. A canção chegou a ganhar a primeira posição na rádio de rock britânica.






Live Performances

1. Evanescence Live at MTV First: EVANESCENCE (08.08.2012)



2. Evanescence Live at Terminal 5 - New York (01.11.2011)



3. Evanescence Live at Rock in Rio Lisboa 2012 (25.05.2012)



Elaboração: Victor Cavalcante
(Todos os direitos reservados aos autores e EvRockBrasil)
COMPARTILHAR:

2 comentários:

  1. A música "What You Want" é poderosa! Adoro-a :D

    ResponderExcluir
  2. Queda épica da Amy no final do penúltimo vídeo ashuashuashaushau

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 

Evanescence Rock Brasil é um blog criado por fãs da banda em retribuição
a outros fãs de Evanescence | Design by Insight © 2011