8 de abril de 2012

11

Tattoos EVANESCENCE: O que tempo não pode apagar

Autor do post
Visualizações:


Pegar um caminho sem volta. Este foi, por muito tempo, o destino daqueles que se aventuraram a modificar o próprio corpo através de processo de dermopigmentação. A prática, que início há anos como forma de diferenciar uma cultura e tribo da outra, foi cultivada e anos mais tarde teve uma nova leitura por parte das pessoas. Tatuagem. Amada por uns, odiado por outros. Pintar o seu próprio corpo, através de processos que podem ser dolorosos. Com qual objetivo? Cultuar uma banda, demonstrar o seu amor por aquele ídolo.



A TATUAGEM

O tempo passou, mas a segmentação por tribo ainda pode ser notada. Afinal de contas, se vermos determinado símbolo estampado na pele de uma pessoa, não demora muito até identificarmos a qual ser ou banda ela está homenageando.

Em nosso caso, o fatídico símbolo que determina uma certa banda de Little Rock é bastante recorrido quando o assunto é a tatuagem.

Não precisa ir muito longe. Basta uma rápida olhada nos fãs mais assíduos de Amy Lee e companhia que os olhos passeiam, rapidamente, por braços e pernas, onde nota-se algo que não era para estar ali. Aos olhos desatentos: um rabisco. Ao mais atenciosos: a assinatura da vocalista feminina que comanda o Evanescence.

Fotos na rede:





MOTIVOS

Psicóloga: Selma Pugliesi
Contato: psicoclini27@hotmail.com 
MAS AFINAL DE CONTAS, O QUE LEVA UMA PESSOA TATUAR O NOME, SÍMBOLO OU INTEGRANTE DE UMA BANDA?

Para a especialista em psicologia e análise de comportamento Selma Pugliese, que também é fã de Evanescence, este ato vai além de um gosto musical e que atinge a mais alta hierarquia da admiração: a identificação com a banda e seus integrantes. “E Não é só isso” defende a especialista ao responder a nossa pergunta feita acima:

A admiração não está focada apenas com as pessoas envolvidas, no caso integrantes da banda, mas também com a simbologia que o conjunto traz.

A ideologia, postura diante da vida e valores cultuados, estes sim são os destaques que levam uma pessoa a querer marcar seu corpo com algo que a identifique

Falando em uma linguagem bem psicanalítica, eu projeto no outro o que tenho em mim. Acrescentando Jung: Eu projeto a minha sombra (aspectos da alma que me são desconhecidos e não integrados ao eu. Mas aí fica complicado entender em uma simples resposta como neste espaço...)

Fã brasileiro faz tatuagem
em homenagem a Amy
E a explicação vai além. Para tanto, a especialista reflete até mesmo sobre a psicologia analítica do psiquiatra suíço Carl Gustav Jung, que defende o fato de projetar no outro o que tem de si.


“Eu projeto a minha sombra – aspectos da alma que me são desconhecidos e não integrados – ao meu ser”.

Carl Gustav Jung (Kesswil, 26 de julho de 1875 — Küsnacht, 6 de junho de 1961) foi um psiquiatra suíço e fundador da psicologia analítica, também conhecida como psicologia junguiana. Leia mais: Wikipedia




GOSTO x PRECONCEITO

A polêmica vai além. Adorado pelos jovens e o terror dos pais, a tatuagem representou no início do século XXI o marco da rebeldia. Se hoje as famosas tattos são vistas com um olhar mais ameno, antes eram alvos de pré-conceitos estabelecidos onde quem dispunha de arte no corpo, não deveria ser boa pessoa.

A “briga” foi comprada pelos músicos americanos, principalmente pelos representantes do metal e do rock, que difundiram a arte pelo mundo e mistificaram o pré-conceito estabelecido. Atualmente, aliás, a tatuagem quando se diz respeito a bandas musicais não é mais de exclusividade de artistas de rock, sendo possível encontrar pessoas que tatuaram, por exemplo, homenagens à cantoras de axé, como Ivete Sangalo.

Embora não tenha mais a visão deturpada do início do século, as tatuagens ainda preocupam as pessoas. Não são poucos aqueles que temem fazer a tatuagem e serem desclassificados em processo de análise para conseguir uma vaga de emprego. O medo é compartilhado por mães de jovens. É o caso de Maria Aparecida Guedes, mãe de três jovens adolescentes e com opinião forte formada “Enquanto eles morarem comigo, mesmo sendo maiores de idade, não vão fazer tatuagem”.

Para Dona Maria, assim como tantas outras mães espalhadas pelo mundo, há a preocupação com os seus filhos. Segundo ela, embora atualmente seja fácil retirar uma tatuagem, este não é um processo barato e – muito menos – aconselhável.
“Agora ficou tudo mais fácil. Você vai lá, marca seu corpo e depois de pouco tempo descobre que não quer. Apaga, ou faz outra por cima. Depois mais um tempo e assim vai. Não pode”.

A preocupação de Dona Maria tem embasamento. Ao fazer a tatuagem de admiração por uma banda, o tatuado corre o risco de sua banda preferida acabar e em sua pele continuará marcada. Contudo, do outro lado da mesa, a especialista Selma dá o outro ponto diante de nossa outra pergunta.


CASO UM DIA A BANDA OU ÍDOLO DEIXAM DE EXISTIR, ISSO PODE PREJUDICAR E MUITO O EGO DESSE FÃ?

Não diria que se um dia a banda acabasse, necessariamente, haveria uma desintegração do ego daquele que tem tatuado o nome da banda ou ídolo, a não ser em casos patológicos e isso é uma outra história que também não caberia  desenvolver aqui em função da complexidade do assunto...

Identificar-se com a banda ou com um ídolo é saudável, porém perder ou confundir-se, assumindo uma outra identidade...isso é delicado. Precisa de ajuda terapêutica.




GALERIA

Confira abaixo algumas fotos enviadas por fãs de Evanescence ao nosso edital. A maioria preferem o símbolo da banda criada na era do álbum The Open Door, mas nem por isso alguns deixaram se tatuar com o rosto de Amy Lee ou músicas do Evanescence.















CONCLUSÃO

Paixão à flor da pele. O amor que vai além de escutar as músicas e admirar os integrantes. Talvez seja esta a emoção que mova os fãs a ostentarem a forma mais simples e direta de mostrar ao mundo os seus sentimentos. A pedido do EvRockBr, algumas dessas pessoas – que amam e não tem medo de demonstrar e estampar este amor – enviaram algumas imagens de suas tatuagens sobre o Evanescence, as quais você pode conferir nesta matéria.



Elaboração: Diego Piovesan


COMPARTILHAR:

11 comentários:

  1. !!show froids d+!!gracias EVrockBrasil!!lindo mesmo!!

    ResponderExcluir
  2. Ameii todas... lindas ♥

    ResponderExcluir
  3. nossa, parabéns a matéria ficou muito boa, e agora vou fazer a minha 2°tattoo em homenagem aquilo que eu mais amo na vida, EVANESCENCE, vou escrever o nome da banda na minha costa, pegando de um ombro ao outro XD

    ResponderExcluir
  4. !!froids quero termina logo minha tatto!!amei essa capa desse mês!!

    ResponderExcluir
  5. Cara eu simplesmente adoro as matérias deste site! O melhor.

    ResponderExcluir
  6. A minha esta ali que phodaa.. mau posso esperar pra fazer a segunda =D... otima materia!!

    ResponderExcluir
  7. que fd eu tambem tenho uma tatuagem do banda !!!!;D

    ResponderExcluir
  8. Eu ja vi o desenho que vou fazer, agora só encarar a agulha rs

    ResponderExcluir
  9. cara muito boas essas tatoons vou fazer a minha

    ResponderExcluir
  10. qeria fazer mais tenho medo kkkk

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 

Evanescence Rock Brasil é um blog criado por fãs da banda em retribuição
a outros fãs de Evanescence | Design by Insight © 2011