24 de novembro de 2011

0

Evanescence na Music and Musicians Magazine

Autor do post
Visualizações:
Matéria especial com Evanescence na revista Music and Musicians Magazine.
Amy Lee queria ir sozinha - mas precisava de sua banda para trazer a dor

Depois da formação em Arkansas, em meados da década de 1990, os membros do Evanescence assistiram com espanto, em 2003, seu álbum de estréia, Fallen, vender 17 cópias em todo o mundo com a força de hits como "Bring Me To Life" e "My Immortal" . Três anos depois, o próximo, The Open Door, acumulou outros 5 milhões. Após tal um turbilhão, a líder da banda, Amy Lee, precisava de um momento para fazer um ‘balanço’. "Eu queria fazer minha própria coisa por um tempo", diz Lee. "Eu queria romper com Evanescence e encontrar-me como adulta. Eu tinha sido consumida por ser "a garota do Evanescence" por um longo tempo ".

Eventualmente, ela retomou a escrever canções e foi para o estúdio, mas logo percebeu que algo estava faltando: o resto do Evanescence. "No começo foi muito de mim e um monte coisas que eu vinha trabalhando sozinha", Lee diz. "Mas eu tenho até um ponto onde eu senti que este precisava ser um esforço da banda, que precisávamos martelar nisso juntos." Lee reuniu os guitarristas Terry Balsamo e Troy McLawhorn, o baixista Tim McCord e o baterista Will Hunt, e juntos o quinteto fez algo que o Evanescence nunca tinha feito antes: Eles escreveram juntos como um grupo. Foi potencialmente intimidante para um compositor que estava acostumado a trabalhar por conta própria, mas a colaboração correu bem e é um grande motivo para o álbum resultante ser chamado simplesmente, diz ela. "Foi o meu amor pela banda, o que significa para mim e para a luta que às vezes é. Eu não posso escapar.”

Por que a banda entrou em hiato?


Em 2007, me casei e voltei direto para a turnê de The Open Door. Quando terminamos a turnê, eu queria experimentar algo novo. Eu definitivamente precisava de uma pausa. Eu estava morando em Nova York e comecei a tocar harpa, cozinhar para amigos, fazer amigos que não estavam envolvidos no meu trabalho – isso me manteve sã e fundamentada. Mas escrever música é uma parte verdadeira de quem eu sou, e comecei de novo, embora não necessariamente para o Evanescence. Lentamente, se transformou neste álbum, que é completamente Evanescence. Ter a chance de se afastar por um minuto, me deixar explorar algumas direções novas e trazer isso em nosso novo som.

Como soava sem a banda?

Não estava certo. Eu estava a meio caminho para descobrir o que eu queria que o álbum fosse, e eu tinha um monte de música e estava muito animada. Era mais etérea, cheia de programação, mais sintético e legal – um monte de elementos que ainda é uma grande parte desse novo álbum. Mas desmoronou. As coisas não estavam soando certo, eu não sabia porquê e foi muito difícil para mim. Agora que estou mais de um ano longe disso, posso olhar para trás e falar “Estou tão feliz que aconteceu.” Continuamos trabalhando e ter alguma clareza sobre o que eu queria fazer, que era fazer com que a banda se envolvesse. Eu me senti muito perdida, mas eu sabia que estávamos fazendo a coisa certa, porque continuava melhorando.

O que tinha faltado?

A música estava sentindo falta da dor. Voltar e trabalhar mais era difícil. Não havia uma grande luta naquele ponto, então, finalmente havia algo para eu lamentar. Essas músicas no álbum são emotivas, mais profundas e mais pesadas. Isso foi uma grande parte do que preencheu o álbum e foi bem e foi significativo para todos nós. Parecia que tínhamos que passar por algo, para superar algo.

A dor é necessária no processo?


Eu quero dizer que não. Quero acreditar que posso fazer música em minha vida toda e ser feliz e não precisar de experiências ruins para escrever ótimas canções. Mas ao mesmo tempo, em cada álbum do Evanescence que já fiz, tinha que ter algo difícil acontecendo para aquelas músicas mais profundas acontecerem. Não quero que isso seja verdade, mas é.

Como foi escrever com a banda?

Melhor do que esperava. O jeito que eu normalmente escrevo é muito íntimo. Eu escrevo muto sozinha, ou é eu e outra pessoa criando de um jeito muito íntimo. Ter todos em seus instrumentos, é como, ‘Ok, vamos lá!’. Tem muita pressão. É muito assustador, porque todo mundo ouve você errando. Mas você passa por isso rapidamente. É uma sensação legal qunado todos começam tocar juntos e trabalhar em algo e começa a crescer. Funcionou muito bem, porque os músicos nessa banda são muito talentosos. É muito difícil quando tem alguém que não consegue acompanahar ou não pega a música que estamos tentando fazer, mas nós tivemos uma visão parecida do que queríamos que o Evanescence fosse.

E o que é?

Sempre foi paixão, é claro, e no lado escuro na maior parte do tempo. Mas agora que temos uma história, você pode ouvir como a banda cresceu. Mesmo entre Falllen e The Open Door havia influências diferentes, coisas diferentes sobre a banda e sobre mim que vieram ao longo dos anos. Agora é sobre estar com medo de fazer o que eu quero fazer, mesmo que seja um prazer culposo.

Por exemplo?

[O primeiro single] “What You Want” é um bom exemplo. O estilo dos vocais no verso é engraçado. Anos atrás eu nunca teria sido confiante o suficiente para fazer isso. Eu teria pensado, “Isso é besta”. É mais pesado do que um monte de nossas músicas, mas os vocais são divertidos e mal-humorados e isso dá uma dinâmica legal. Então, parte dessa nova direção é confiando em mim e não ficar com medo de se divertir com coisas assim no nível musical. A profundidade da nossa música é uma parte grande do que Evanescence é, mas agora existem momentos de clareza e de luz. Não é tudo dark em um jeito triste. Acho que “What You Want” soa legal, mas eu não ouvi e sinto aquelas emoções em “Bring Me to Life”, por exemplo, onde estou morrendo por dentro. Há definitivamente muito disso no álbum, mas o melhor que Evanescence é para mim é a paixão, a profundidade, o significado. O que estamos adicionando de novo é a maturidade criativa e musical.

O que explica essa maturidade?


Sou mais velha agora. Todos nós somos. Eu me lembro de ser jovem e escrever o Fallen, e durante aquele tempo, eu estava tentando descobrir quem eu era e como era o nosso som. Tenho quase 30 agora. Nós estávamos escrevendo músicas como “Bring Me to Life” e “My Immortal” quando eu tinha 15 a 18 anos. Eu estive tocando música desde então, e eu só fiquei mais confiante e esperançosamente melhor. Eu costumava colocar todos os tipos de restrições sobre mim: Eu não cantava com muito vibato, porque pensava que não era legal. Eu tinha medo de cantar fora da sintonia e tudo tinha que ser difícil o tempo todo. Agora há mais criatividade e diversão acontecendo. Não estou muito assustada.


Créditos: @EvShadow
COMPARTILHAR:
Comentários
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 

Evanescence Rock Brasil é um blog criado por fãs da banda em retribuição
a outros fãs de Evanescence | Design by Insight © 2011