9 de outubro de 2011

0

Nick Raskulinecz: "Amy sabe o que quer"

Autor do post
Visualizações:

Entrevista feita com Nick Raskulinecz à revista MIX Magazine. Na entrevista, ele conta como conheceu Amy Lee, como foi trabalhar com o Evanescence durante o processo de gravação do novo álbum da banda, incluindo nomes de equipamentos utilizados e a mixagem. Também foram divulgadas imagens do estúdio onde a banda passou esse longe período de gravação, em Nashville.
ROQUEIROS GÓTICOS TRAZEM ESTILOS ELETRÔNICOS PARA AO SEU PRÓXIMO AUTO-INTITULADO

Durante o primeiro semestre de 2010, o Evanescence trabalhou em um novo álbum com o produtor Steve Lilywhite, mas no final, Amy Lee decidiu se lançar contra aquilo que ela chamou de álbum “experimental”, em vez disso, a banda reagrupou várias vezes e desenvolveu alguns materiais novos juntos. Depois de procurar um produtor apropriado para fazer um novo álbum a partir do zero, o grupo contratou Nick Raskulinecz de Nashville, cujo currículo longa e impressionante inclui álbuns sonoramente aventureiros pelo Foo Fighters , Alice in Chains, Coheed and Cambria, Stone Sour, Deftones, Rush e muitos outros. Paul Fig (Figueroa), que já trabalhou em inúmeros projetos com Raskulinecz, uma vez ajudou em um álbum de The Exies na cidade de som em volta LA em 2004, projetou a sessões no Blackbird Studios em Nashville na primavera passada. O álbum é intitulado simplesmente Evanescence.

“O grupo Evanescence me chamou e perguntou se eu poderia estar interessado em trabalhar com eles”, explica Raskulinecz. “Nunca fui fã da banda. Eu disse que sim, porque de qualquer maneira nunca se sabe. E quando eles me mandaram algumas demos, eu realmente ouvi algumas coisas que me fizeram pensar que poderia ser ótimo. É assim que começa com qualquer projeto para mim.”

“Amy e eu tivemos uma ótima reunião”, continua ele. “Ela veio de Nova York, e nos encontramos na Blackbird no estúdio que eu tinha uma visão para fazer o álbum no Studio D. Eu fiz outros álbuns lá antes e eu pensei que ela adoraria a vibe e a ‘pendurar’ nela. É como uma grande sala para ser criativo e fazer música dentro. Então apenas ficamos na sala de controle por algumas horas e conversamos, e ela me perguntou todos os tipos de perguntas. Eu acho que eu tinha cinco ou seis músicas nesse ponto e eu disse a ela minhas idéias e que eu pensei sobre elas. E ela gostou muito do que eu tinha a dizer e não gostou um pouco do que eu tinha a dizer, mas ela aceitou. Então eu acho que ela tinha algumas outras reuniões com outros caras depois de mim, mas eu recebi a ligação alguns dias mais tarde me dizendo que ela tinha me escolhido. “Lee e a banda tinha sido aparentemente muito impressionado com o trabalho recente do produtor com Alice in Chains e The Deftones.

Uma vez que a bola estava rolando, Raskulinecz e a banda passaram um mês no SIR em Nashville e cinco dias por semana, oito horas por dia, certificando-se as canções e os arranjos foram tão fortes quanto poderiam ser, “e então a partir daí você realmente mergulha em detalhes sobre o que todo mundo está fazendo individualmente”, diz ele.

“Amy sabe o que quer. Ela é muito focada e está muito apaixonada por suas canções e sua música”, continua ele. “Tudo começa com as melodias de piano e as peças e os vocais, e então ele vai a partir daí. É a visão de Amy, mas junto com Tim e Terry. Quando eu me envolvi, esses três eram tipo o centro de todas as músicas que eu tinha ouvido falar. Mas eu sei quando Will Hunt, o baterista, se envolveu, as coisas evoluíram um pouco mais, e ele estava em algumas das composições. E então, quando Troy veio a bordo, ele foi muito importante em trazer algumas boas idéias para a mesa. Todo mundo na banda de Amy é um grande músico e gente boa. Will Hunt é um animal na bateria, ele é incrível. A seção rítmica de Will e Tim está pegando fogo, cara!

“Indo para este álbum, antes mesmo de ter entrado no Blackbird, eu sabia que sonoramente seria um álbum grande, denso, eu e Paul Fig estávamos muito conscientes disso. A gravação era muito calculada. Nós sabíamos que haveria muitas faixas – bateria, samples de bateria, um som baixo grande, dois guitarristas, piano, toneladas de vocais, harmonias e sobreposição de faixas – apenas maciça. Por isso, foi muito para organizar e acompanhar, mas, ao mesmo tempo eu queria ter certeza de que pelo tempo que você chegou a mixagem, você ainda pode ouvir tudo.”

Ainda assim, mesmo com todas as camadas de peças (vamos chegar a aquele momentaneamente), foi importante para Raskulinecz e Figo que a base do álbum ser completamente orientada para a performance. “Não era, ‘Toque uma vez ou duas vezes e vá fazer um lanche, eu vou sentar aqui e editá-lo para as próximas cinco horas’”, diz Raskulinecz com uma risada. “Foi mais como, ‘Está tudo bem. Vamos fazer isso de novo – take 25.’ Foram muitos takes e maquetas de lá, e depois voltar e socos dentro

“A forma como nós o fizemos é que fizemos listas para tudo. Obteríamos guitarras do zero, baixo e vocal do zero apenas com um clique, e depois iríamos acompanhar a bateria para isso.”

Acrescenta o engenheiro Fig, “Nick gosta de se concentrar na performance, por isso geralmente é do começo ao fim. Se há seções difíceis, talvez nós vamos entrar em metade. Geralmente teremos seis ou sete playlists de bateria que gostamos e vamos comp algo juntos daquelas performances. Mas ele realmente não quer que soe como alguém picou e, em seguida, bateu juntos. “Hunt tem um bumbo de 26 polegadas, que Fig gravou com um Sennheiser e 602 em um lado e um FET 47 no outro. Os tons foram capturados com AKG 451s set em hipercardióide.

Lee cantava vocais na sala de controle do Studio D da Blackbird, sem fones de ouvido, através de um Shure SM7. “Quando fizemos os vocais de verdade, obviamente fizemos isso de um jeito diferente”, observa Raskulinecz. “Ela é uma cantora incrível – ela pode cantar durante todo o dia.” Fig: “Tinha alguns dias quando Nick teve que estar em outro lugar e eu estava trabalhando com seus vocais e eu estava preocupado que talvez eu estivesse empurrando-a muito. Mas ela é como um atleta. Ela deu um passo para a placa e batê-lo fora do parque.”

Raskulinecz e Figo fizeram uma seleção para escolher o microfone direito para Lee, o vencedor foi um Neumann U47 que é, coincidentemente, U47 são favoritos do dono da Blackbird, John McBride. (Fig: “Aquele microfone era alucinante, poderia lidar com qualquer coisa que ela pudesse cantar nele”) que foi usado para todos os vocais de Lee; seus backing vocals – e há muitos deles – passaram por um Telefunken 251. “Amy está realmente cantando no nível mais alto possível”, Raskulinecz oferece. “Algumas dessas canções tinha 30 a 40 faixas de vocais, facilmente: vocal principal, duplicada em alguns pontos, triplicou em alguns pontos, em seguida, os refrões são todos triplicados e as harmonias são todas triplicadas e, em seguida, há sobreposição de vocais, os que se entrelaçam e fora de si. “E o resto da cadeia vocal? Desculpe, Fig diz: “Isso é cadeia pessoal de Nick.” Segredo comercial, aparentemente.

Mande para banda

Trabalho de Lee no piano está em todo o álbum (ela é de formação clássica, com costeletas sérias); ela também acrescentou todos os tipos de teclas eletrônicas, incluindo um Roland RD700X e sintenizadores suaves. Além disso, Chris Vrenna (do Nine Inch Nails e Marilyn Manson) contribuiu com uma infinidade de sons eletrônicos e texturas que foram adicionados em vez dos instrumentos e na maioria das faixas vocais estavam em vigor. Isso, também, fez parte da idéia original para o álbum.

“Eu não acho que há menos de 30 a 38 pares de trilhas estéreo eletrônica em cada música”, comenta Raskulinez. “São pequenas partes e ruídos e ambiente; mais sintetizadores, mais baixo. Este álbum tem uma extremidade grande baixa. Apresentei a Amy aos pedais Moog Taurus [baixo sintetizador analógico] que é uma das minhas partes favoritas de equipamentos sempre. Rush era famoso por isso, e eu foi fundamental para levar isso de volta para seu som [quando eu os produzi]. Eles nem sequer possuem qualquer dessas coisas mais quando me envolvi com eles. De qualquer forma, colocamos tudo isso neste álbum.”

Balsamo e McLawhorn tocavam guitarras múltiplas através de uma ampla variedade de amplificadores, grandes e pequenos, incluindo Marshalls (2250 e JCM 800), AC-30s, Bogner Shiva e Uberschall, Buddha Superdrive e outros. “Nós temos nossa coleção de amplificadores secreta”, brinca Fig.

Microfones favoritos de guitarra nestas sessões incluíram Shure 57s, FET 47s, AKG 441s, Mojave Audio MA-100s e Sennheiser 421s – “combinando esses atravessando quatro ampères”, diz Fig. “Para algumas regravações, tivemos uma MA-100 e MA-200 e um [Neumann] 87.” Adiciona Raskulinecz, “Isso não é umas dessas gravações que houveram camadas e camadas de guitarras. Amy tem um monte de partes de piano legais em todas as músicas de modo que tomou o lugar de um monte de guitarras. Em vez disso, nós tentamos fazer as partes de guitarra muito interessante dentro de si de modo que não tinha de ser uma tonelada delas. Estávamos verdadeiramente conscientes sobre isso.” As partes de piano foram gravadas em fita, usando vários microfones dentro, um PZM no chão debaixo e um AKG C-12s muito longe.

A última parte do processo de gravação foi a adição de partes exuberantes e evocativas dos instrumentos de corda de David Campbell, que foram gravados no Avatar Studios em Manhattan durante dois intensos dias de sessões. E isso, meus amigos, coloca-nos em mais de 100 faixas para a maioria das canções. “Reproduzir uma música de volta, tínhamos de ter duas plataformas Pro Tools e um gravador de fita”, diz Nick. “Nós completamente estouramos a primeira plataforma Pro Tools, apenas com a banda – guitarra, baixo, bateria, vocais, piano. Em seguida, houve outra plataforma Pro Tools que tinha toda a programação e eletrônica e de algumas das cordas sobre ele. E depois houve uma Studer 24 canais perseguindo com todo o resto das cordas sobre ele.”

Mixando

Finalmente, a avalanche de faixas foram enviadas para o veterano engenheiro/mixador Randy Staub que já trabalhou em vários projetos anteriores para Raskulinecz. Staub mixou o álbum no The Warehouse, em Vancouver no Studio 1 de SSL G Series console. Ted Jensen masterizou o disco no Sterling Sound, em Nova York. “Ele arrasa toda vez”, Fig diz com admiração de Staub. “Ele sempre volta de Randy parecendo maior do que a vida.”

Que é exatamente o que a Amy Lee queria deste álbum. Projetar um pouco da diversão que ela e a banda tiveram que fazer. Isso não quer dizer que não há abundância de texturas góticas neste álbum – e tem. Mas como ela disse à revista Spin na primavera, “Isso tem sido uma longa viagem e as partes foram difíceis. Mas não é sobre levar tudo tão a sério desta vez.” Ainda assim, “Escrever com a banda e trabalhar com um produtor de rock pesado fez isso mais do que um álbum de rock. É Evanescence, mas com todos esses novos sons.
Matéria Original: MIX Online Créditos: @Amy Lee Brasil

  • Imagens:

COMPARTILHAR:
Comentários
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 

Evanescence Rock Brasil é um blog criado por fãs da banda em retribuição
a outros fãs de Evanescence | Design by Insight © 2011