8 de dezembro de 2011

0

Culture Compass entrevista Amy Lee

Visualizações:
Culture Compass UK
O site Culture Compass teve a bola da vez para entrevistar a cantora do Evanescence. Sem muita novidades, Amy Lee fala sobre o antecessor produtor Steve Lilywhite, a volta aos palcos, sua harpa, Bjork e muito mais. Foram feitas mais de 20 perguntas. Confira abaixo:
Os altos e baixos na vida da banda....

Seus vinte anos são os anos em que você está encontrando seus pés, passando por transições estressantes pela estrada para descobrir quem você é ou o que você quer ser. Pode ser complicado para a maioria da década, porém, e se todas as manobras da vidas, seus desafios e obstáculos estivessem no brilho dos holofotes? Amy Lee, a impressionante líder do Evanescence tinha apenas 22 quando o seu álbum de estréia, "Fallen", foi lançado. Vendendo mais de 15 milhões no mundo inteiro, no topo das paradas em 10 países e fornecendo cinco indicações ao Grammy, a banda foi catapultada ao estrelato. Involuntariamente, resultando na rotulação da Amy como um modelo e símbolo sexual, bem como uma elogiada e respeitada compositora. Os próximos anos trariam ainda mais sucesso, o que garantiria muitos meses na estrada em turnê. Isto, combinado com divisões e os outros numerosos cortes, criado um momento tumultuado e incerto para a banda. Depois de uma pausa necessária, o que permitiu Amy se casar e desfrutar da normalidade, 2011 viu Evanescence o triunfante regresso com um álbum auto-intitulado. Mas o processo de criação da sua mais recente "dinâmica" não foi sem a sua platéia, quando o seu acompanhamento com o produtor Steve Lilywhite provou ser um desajuste. Felizmente, se unindo com o aclamado produtor de rock Nick Raskulinecz (que já trabalhou com Foo Fighters, Deftones, Stone Sour para citar alguns), mostraram um movimento muito mais experiente, culminando em um álbum de banda que é completamente motivo de orgulho. Culture Compass teve a oportunidade de falar com a idolatrada líder sobre a realização e execução de novos materiais com colegas de banda Terry, Troy, Tim e Will, seu aniversário de marco próximo, bem como seus planos para o Natal...

Você acabou de completar a turnê, em Munique. Você disse que escrever o álbum como a banda os trouxeram para mais perto, fez a turnê para provar e reforçar o novo vínculo ainda mais?

Não, agora estamos enjoados um do outro (Haha)! Foi uma ótima primeira turnê de retorno, nós estamos tendo bons momentos lá fora. Ter uma missão, algo para lutar e fazer sacrifícios me dão a mais doce satisfação. Nós estamos em um bom lugar retornando à estrada onde começamos novamente e relembrando partes de nós mesmos, o que esteve adormecido por algum tempo.

Depois de um longo período de férias eu sei que você está preocupada em ser capaz de retornar ao seu personagem no palco. Como você administra a personagem que você notavelmente encarna no palco desde a última turnê?Eu sou sua dona de casa de arraso mediano que tenta replicar comida que vê em Iron Chef e faz música estranha no sótão durante toda a noite. Eu fui muito doméstica e totalmente subterrânea nos últimos anos desde que me casei e fiquei um pouco nervosa com o retorno ao palco e jogando minha alma para baixo. Mas eu juro que nunca me senti mais confortável no palco do que agora. É um desprendimento muito bom se você deixá-lo ser, e eu realmente amei performar de novo.

Ao trabalhar com Steve Lilywhite você estava experimentando muito, e com o mais recente álbum em seu estado concluído, tem sido descrito como "divertido" - muito diferente das descrições dos lançamentos anteriores. Existe uma certa quantidade de ansiedade quando se tenta algo novo. Você acha que é necessário que os músicos sejam corajoso?

Eu acho que é necessário os músicos que sejam corajoso. Como você pode saber tudo o que você é capaz se você não tente tudo? E se o seu maior talento nem sequer foram descobertos ainda? Você tem que desafiar a si mesmo, experimentar, brincar. É música, afinal, é suposto ser divertido e criativo.

A partir de conversas no twitter e fóruns, você consegue captar do público uma boa medida dos sentimentos globais com as mudanças no som?

É engraçado, diferentes pessoas o ouvem de forma diferente. Algumas pessoas pensam que é uma grande partida, e muito mais positivos do que os nossos outros álbuns. Depois, outras pessoas pensam que é o Evanescence muito escuro, pesado e clássico. Acho que é porque é tudo isso ao mesmo tempo. Você tem uma música como "Swimming Home" que é a mais calma e experimental do som que já tivemos, eu acho. Entretanto, então você tem "Never Go Back", que é uma canção extremamente pesada, épica, tanto em som e quanto significado. O álbum é simplesmente muito dinâmico.

Trabalhando com um nome tão grande como Steve, suponho que você tenha entrado no estúdio de NY animada e esperando grandes coisas. Por que você acha que não funcionou e como você lida com o andamento para a frente quando as coisas não correram como planejado?

Algumas das músicas que começamos a gravar em 2010 eram apenas o sabor novo que precisávamos e outras simplesmente não tinham razão à banda. Depois de passar um pouco de tempo no estúdio que eu pude perceber. Só não estava acontecendo, parecia errado e a visão foi se perdendo. Eu me preocupo muito com a música, para que sempre sacrifice o que poderia ser algo muito bom se você deixá-lo totalmente cozer. Eu estou disposta a me aplicar no trabalho até que ele se quase me matar para fazer algo certo, fazer algo que eu queira ouvir pelo resto da minha vida.

Ele foi descrito como menos angustiante em conteúdo. Você acha que isso é por causa de onde você está em sua vida, porque você ganhou fechamentos através de saídas anteriores, ou simplesmente porque você quis um canal com um lado diferente de sua personalidade?

Eu não estou tão certa de seja menos angustiante! "Made Of Stone", "New Way To Bleed", "Sick", tudo muito conduzente à angustia. Mas eu cresci muito, eu não culpo todo mundo por tudo mais, sabe? Eu comecei a aceitar as coisas, apreciar o que eu tenho, perdoar mais rápido porque a vida é muito curta para gastar com amarguras e irritações. Minhas letras são simplesmente sobre mim, então eu acho que você só ouvirá quem eu sou agora.

Imagino que realizar canções extremamente emocionais deva ser desgastante para você. Será que a emoção se dilui ao executar as músicas com tanta freqüência ou você está sempre retornando a esse momento?

É drenagem, mas de uma forma muito boa. Eu não posso dizer honestamente que estou completamente perdida no significado de cada canção a cada noite, há muita coisa acontecendo na minha cabeça no palco (Foco campo, transpor o teclado para a canção seguinte, que cidade estamos de novo?). Mas existem esses grandes momentos, quando todos estão na zona e a multidão está cantando junto e você nem tem que pensar se sente a música. Não há nada melhor do que isso.

Você disse que natureza colabora em algumas das letras. Você encontra um ambiente específico mais propício para a criatividade ... Tempo de tempestade ou ondas quebrando sobre o sol de LA, por exemplo?

Sim. Eu sou o mais criativo quando está em tempestuosidade. A chuva é a minha ferramenta de escrita favorita, ela apenas define o humor perfeito. Eu me tranco na minha casa e faço coisas de música, pinturas, roupas, qualquer coisa. Sinto uma estranha ligação com o clima ruim, que traz os meus sentimentos para a vida. Ninguém espera nada e eu faço isso só para mim. Vou escrever uma música e começar a sentir como se eu estivesse em alguma coisa e então ele vai começar a derramar na hora. Então eu sinto que não há mágica na canção - como a natureza e eu estamos em sincronia.

Os ensaios e altos e baixos da vida também influenciam as palavras sobre o álbum. Fazer letras e criatividade fluem melhor em tempos de escuridão? No período de férias, casamento e desfrutando de felicidade doméstica tornou mais difícil escrever?

Eu tenho um monte de idéias, estou muito em contato com minhas emoções, e eu simplesmente amo a música, por isso, nunca fico muito tempo sem sentir como se eu tivesse algo para escrever. Ser feliz é uma coisa boa, e eu posso escrever quando as coisas estão indo bem. Mas eu acho que a arte é grandiosa quando as pessoas se sentem conectadas, porque os lembra sua própria vida, e todos com um coração quebrado em algum ponto. Muitas vezes a expressão mais honesta vem daquele lugar quebrado.

O sucesso de trabalhar com ele te fez pensar que o melhor seria ficar com produtores de rock a partir de agora?

Não. Eu vou sempre manter a mente aberta e querer continuar a experimentar novas formas de música e arte até o dia que eu morrer.

Você incorporou a harpa no álbum. É importante que você continue desafiar a si mesma musicalmente?

Peguei a harpa para me divertir e acabou sendo algo que eu realmente amo. Espero sempre melhorar a mim mesma musicalmente, ao longo da minha vida. A música é uma parte tão grande de quem eu sou e eu provavelmente sempre estarei procurando novas maneiras de fazer isso.

Você expressou admiração pelo trabalho de Bjork (seu primeiro álbum, em particular). Ela é extremamente inventiva em todos os aspectos de seu trabalho. Você também considera os recursos visuais, os tratamentos de vídeo, estilo, tecnologia tão cuidadosamente como a música?

Absolutamente. é importante ter uma visão de moda e visuais para expressar quem você é e desenhar o cenário para a música. Eu produzo a maioria das roupas do meu palco e chego a um monte de conceitos para nossos vídeoclipes e eventos especiais. Como a capa do álbum "The Open Door" - esbocei a capa, e depois teve a porta gigante e o vestido feito, para que pudéssemos recriar o desenho em uma foto. Você precisa do seu trabalho artístico e procura fazer o melhor possível para descrever como você vê que as pessoas possam chegar mais perto do coração da música. Eu sempre tenho idéias de vídeo, os vídeos são a expressão visual das canções e uma outra dimensão do que eles significam para mim. Eu os amo porque tudo é possível! [...]

Há algum artista atual que você esteja curtindo no momento e que consideraria uma colaboração?

Eu vou colaborar, se alguém incrível me perguntar. Eu sempre quis trabalhar com Trent Reznor, eu acho que nós poderíamos fazer algo bonito.

Você estava no palco do EMA. É tão assustador quanto parece? Como você se sente com a mistura de outros músicos, como Justin Bieber etc?

Haha. é um circo! É meio divertido estar em uma cadeira de frente para assistir de perto uma loucura de vez em quando. Eu tinha um bom momento naquela noite, tudo que eu tinha que fazer era olhar bonito e ler um parágrafo fora de um TelePrompTer sem desajeitar com as palavras e depois sentar e assistir Lady Gaga saltar ao entorno como um pássaro estranho. Legal.

Se você queria ser ou não ser você mesma se tornou um modelo para muitos. Como você lida com isso? Tem isso mais fácil, pois você fica mais velha e isso afeta o que você coloca para fora em uma base do dia a dia?

Eu sou a mais velha na minha família, e sempre fui a grande irmã - não é inteiramente diferente da forma como me sinto com os nossos fãs. Eu sempre tento incentivar as pessoas a serem independente, criativas e não desistir da esperança. Nada de bom pode realmente vir em ser demasiadamente cínico, mesmo quando você foi tratado por uma mão difícil. Eu tento o meu melhor para viver da forma que eu lembre que pessoas estão ouvindo, e isso realmente importa. O que você diz na frente de um microfone ou não, suas palavras e ações afetam as pessoas.

Quando os fãs e jornalista estão especulando sobre partidas de membros e problemas em bandas, eles gostam de apontar a culpa em alguém. Como a menina líder da banda, eu espero que você tenha o peso disso. Você fez um ponto para evitar ler tais coisas?

Ser líder vem com muita responsabilidade. Quando qualquer parte disso dá errado eu sou a única que tem que responder por isso. É chato, mas estou acostumada com isso. Às vezes a parte mais difícil é só dizer nada, porque é a sua a única forma de ficar acima da besteira. Eu tive que superar a necessidade de que todos conheçam "o verdadeiro eu". Você não pode realmente conhecer alguém que nunca conheceu, e você não pode conhecer a história real se você não esteve lá. Há coisas mais construtiva e gratificante que eu prefiro fazer do que se preocupar com prestação de contas e ler artigos sobre mim mesma. Meu trabalho é fazer música, e eu tento ficar focada nisso.

Está na iminência de chegar um marco de aniversário, como você se sente sobre a virada dos 30 e como seu ponto de vista mudou desde que atingiu o grande momento como uns vinte e poucos anos mais cedo?

É uma sensação muito boa. Eu vivi uma vida muito cheia e já estou muito agradecida. Eu vi a vida tão breve e preciosa desde que eu era uma garotinha quando eu perdi minha irmã. Eu ainda vejo isso dessa forma e considero cada um destes 30 anos um presente, eu acho que isso nunca vai mudar.

Eu vi através de seu twitter que estava com o seu avental e estava "pronta para arrasar na cozinha" na Ação de Graças ... Quais são seus planos de Natal, você tem tempo fora de sua agitada agenda para relaxar e festejar?

HA! Eu amo feriados. Eu amo como a cozinha pode trazer todos para perto. Estarei em casa com meus pais, irmãos e marido por alguns dias em um Natal muito tradicional. [Meu] pai tem uma máquina de macarrão manual e estavam tentando fazer ravioli caseiro pela primeira vez.

O que está na lista do seu ipod tocando recentemente?

Lykke Li. Minha favorita atualmente.

Esperanças e planos para 2012?

Muita turnê e nada mais! Há um grande mundo lá fora e nós estamos tocarem no máximo de lugares possível. Começamos em janeiro, nos EUA e México, no Japão em fevereiro e muito mais pela frente, nós estamos apenas planejando como iremos.

Algo que as pessoas podem se surpreender ao saber sobre você?

Eu tenho um sonho recorrente que ainda estou na escola, e tudo que eu fiz antes de fazer o exame final. E eu esqueci totalmente de tudo, inclusive minha combinação do cadiado. Então, eu não posso estudar, e eu estou pirando porque eu falharei e nunca pegarei meu diploma.

Será que começaremos a ver vocês de volta ao Reino Unido no próximo ano, qualquer festival com datas alinhadas?

Ainda estamos planejando as datas da turnê, mas nós definitivamente voltaremos ao Reino Unido, em algum momento do próximo ano. Download Festival foi um destaque para nós no retorno de 2007, então, estamos vendo como isso funcionará para nós no próximo verão.

De quebra, o site postou uma foto recorrente do encarte do novo álbum 'Evanescence', em uma versão não finalizada. Clique na imagem abaixo para melhor visualização:

Foto: Chapman Baehler

Entrevista Original: Culture Compass
COMPARTILHAR:
Comentários
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 

Evanescence Rock Brasil é um blog criado por fãs da banda em retribuição
a outros fãs de Evanescence | Design by Insight © 2011