Matéria feita pelo site TOP TVZ sobre o Evanescence, a definição da banda em cinco de suas músicas. Tal matéria faz parte de uma série o site está fazendo com as bandas participantes do Rock in Rio 2011. Confira:
Rock in Rio: Evanescence em 5 músicasBanda se apresenta ao lado de System of a Down e Guns ‘n Roses.A banda americana Evanescence é a grande representante do metal gótico no Rock in Rio. A banda toca no domingo (2), o mesmo dia que sobem ao Palco Mundo os roqueiros do System of a Down e do Guns ‘n Roses. Com diferentes formações, a banda está na estrada desde 1995 e já lançou três álbuns de estúdio, acumulando cerca de 40 milhões de discos vendidos.
Neste ano, Amy Lee e o resto da banda trazem para o Rock in Rio também as faixas do último deles, “Evanescence”, deste ano. Para entrar no clima do Rock in Rio, o TopTVZ listou as cinco músicas mais marcantes da banda, desde o debut até o último álbum da banda. É só dar o play!
- Bring Me To Life: “Traga-me para a vida”, pede a bela (e então desconhecida) Amy Lee no refrão do primeiro grande single do Evanescence. E a resposta não tarda: “Bring Me To Life” foi um hit instantâneo e tocou a exaustão nas rádios, colocando o Evanescence no hall de grandes bandas do início da década passada. O clipe com Amy Lee na cama tendo pesadelos e caindo de um prédio vestindo uma camisola deixou muitos marmanjos de queijo caído e também foi onipresente na TV. Resultado: o primeiro álbum da banda, “Fallen”, vendeu mais de 16 milhões de cópias e o Evanescence ganhou o Grammy de artista revelação em 2004.
- My Immortal: O terceiro single do primeiro álbum da banda mostrou o lado mais suave de Amy Lee, que leva a música somente no piano até os dois minutos e meio, quando estoura em guitarras pesadas para o alívio dos fãs mais xiitas. Essa foi a quarta canção escrita na história da banda, por Ben Moody, que compôs toda a parte original quando tinha 15 anos de idade. Em versões mais recentes da canção, Amy Lee ganha o crédito com o pós-refrão e a parte de piano. Já o arranjo de cordas da versão do álbum foi escrito pelo compositor Graeme Revell. É para ficar realmente confuso: ao todo existem sete versões da canção.
- Everybody's Fool: Este é o single preferido dos fãs mais sombrios do Evanescence, daqueles que se vestem e pintam as unhas de preto. A música é uma alfinetada no mercado publicitário e no chamado "establishment" da música pop dos EUA, que na época era dominado por nomes como Britney Spears e Christina Aguilera, a quem a líder do Evanescence costumava chamar de "idiotas" em entrevistas. No videoclipe, Amy Lee aparece caracterizada como garota-propaganda de uma marca fictícia de pizza, LIES (mentiras, em português) e mostra uma série de sátiras da frontwoman. As cenas misturam a alegria prometida nos comerciais de TV com o clima sombrio característico do repertório da banda americana.
- Call Me When You're Sober: O primeiro single do segundo disco do Evanescence chega depois de uma sucessão incrível de problemas na banda, a começar pela saída do guitarrista Ben Moody em plena turnê pela Europa e, pouco antes do lançamento, do baixista Will Boyd. Como se não bastasse, Amy processa seu empresário Dennis Rider por assédio sexual e o guitarrista Terry Balsamo tem um acidente vascular cerebral. Apesar dos pesares, "Call Me When You're Sober" estoura nas rádios impulsionando o sucesso do álbum, que vendeu mais de 7 milhões de cópias.
- What You Want: Este é o primeiro single do terceiro álbum de estúdio da banda, “Evanescence” (2011), e o único mostrado até agora. "What You Want" marca a volta do Evanescence à indústria musical, depois de anos de incerteza sobre o futuro da banda. Esta e as outras faixas do álbum serão os carros-chefe da apresentação da banda no Rock in Rio, claro, sem esquecer os hits que marcaram a década passada.