My Heart is Broken: começa suavemente com algumas notas de piano, mas depois de alguns segundos, a guitarra, baixo e bateria entram em cena. Um trecho da letra: “My heart is broken, sweet sweet returning”.
The Change: já foi tocada ao vivo nos últimos shows, mas a versão de estúdio está em outro nível. É harmoniosa, forte e tem um grande significado na letra: “Say it’s over, yes it’s over! But I need you anyway… Say you love me, but it’s not enough!”. Antes do refrão parece que a música vai crescendo, vai aumentando de tom até chegar ao refrão. Sente-se muito a presença do Will na bateria, eu diria que ele trouxe vida nova à banda.
The Other Side: a versão de estúdio é bem diferente da versão ao vivo e tem alguns efeitos eletrônicos em “Counting the days to meet you on the other side…”
Lost in Paradise: posso me aventurar em dizer que irá certamente ser a jóia desse novo álbum e que vai apelar para todos aqueles que amam a banda, porque realmente é muito boa, eu nunca ouvi nada tão excitante. Começa com notas lentas de piano com Amy quase sussurando “I’ve been believing in something so distant, as if I was human”, entra lentamente a guitarra, bateria, as cordas e o resto da orquestra.
Never Go Back: Eu pensei que seria difícil superar Lost In Paradise, mas essa música "arrasa". Até agora eu nunca ouvi uma música do Evanescence que soasse tão forte. Em 8 anos que se seguem essa música é mais rock do que nunca... É sobre a tragédia do Japão. “They are lost, they’ll never go back”. A música termina com uma nota de guitarra que se arrasta por quase um minuto.
Swimming Home: é uma música experimental, ela mostra uma verdadeira mudança na banda e é cheia de elementos eletrônicos. A música é composta por harpa, piano e elementos eletrônicos.
Amy Lee parece querer levar a tentação para todos os fãs diante de suas visitas em alguns países. Claro que não poderíamos ficar mais ansiosos por isso. O terceiro álbum, 'Evanescence', chegará as lojas a partir do dia 11 de Outubro.